A ISO 31000 é amplamente aceita e reconhecida em todo o mundo como uma boa prática para o gerenciamento de riscos. É baseada em princípios universais e é aplicável a uma ampla gama de setores e tipos de organizações, incluindo empresas privadas, governos, organizações sem fins lucrativos e outros tipos de organizações.
Medir o nível de confiança, ou seja, qual a probabilidade de obtermos aqueles valores da TIR e do VPL calculados em função das incertezas nas estimativas colocadas no nosso modelo, é a melhor forma para decidirmos sobre a viabilidade de um empreendimento ou investimento.
Em um ambiente de negócios, como o que estamos vivenciando hoje, as pessoas ficam com medo, confusas e hesitantes. Elas podem tomar decisões baseadas nas emoções, ou em precedentes que não são relevantes ou ainda elas podem não tomar qualquer decisão. Nesses momentos, Simulação de Monte Carlo é um farol de sanidade financeira e confiabilidade.
Nos dias 30 de Maio e 01 de Junho de 2022 executamos mais um treinamento de Simulação de Monte-Carlo utilizando o software Crystal Ball para a Mineração TABOCA em Alphaville no estado de São Paulo.
Provavelmente em algum momento você demonstrou interesse pelo nosso curso de Simulação de Monte Carlo, mas o problema era a dificuldade de ministrarmos este treinamento para turmas abertas. Atendendo às solicitações de inúmeros interessados espalhados pelo Brasil, desenvolvemos o nosso conhecido curso de Simulação de Monte Carlo utilizando o Crystal Ball para o formato online. Venha conhecer.
No nosso ambiente de trabalho nós gostamos de acreditar que os bons resultados resultam de boas ações, e que os maus resultados significam que alguém fez algo errado. Mas o que realmente se observa é que dificilmente há o reconhecimento de uma terceira possibilidade, a de que as pessoas tomaram boas decisões independentemente dos resultados.
A maioria dos gerentes de projetos não se sente confortável pelas incertezas nas decisões durante o desenvolvimento do projeto. Todos gostariam que o projeto fosse previsível e que as decisões tomadas estejam de acordo com regras claras de causa e efeito. Os gerentes gostariam que decisões sobre ações específicas levassem aos resultados planejados. Mas não é assim que acontece.
Nos últimos tempos a grande “pedra filosofal” na áre de gerenciamento de projetos são as metodologias Ágeis, onde os gurus da área de gerenciamento de projetos propagam, fazem palestras, escrevem livros, dizendo que não há necessidade de documentação, nem de EAP/WBS, esqueçam os custos, deixem as pessoas criarem, façam os cliente felizes, etc... Quem não gosta de ouvir isto?
Uma das consequências da pandemia do COVID-19 no ambiente empresarial foi mostrar que estar preparado para lidar com as incertezas no mundo atual pode ser a diferença entre a vida e a morte de uma empresa. O COVID-19 está mudando o cenário empresarial para todos nós.
Nos dias 03, 04, 10 e 11 de Novembro de 2020 executamos mais um treinamento no Brasil para IMERYS do curso de FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS, patrocinado pelo MCE-Management Centre Europe . Devido à Pandemia este treinamento foi realizado de forma Online utilizando software ZOOM.