Bem Vindo ao Pedroso Consultoria! - Você está na página Informação Aquí você encontrará Informações, Artigos, Palestras, Videos, Documentos e muito mais sobre o que você precisa saber e conhecer na área
Os 50 anos do Patinho Feio
Os 50 anos do Patinho Feio

Na fotografia acima você poderá me encontrar no círculo vermelho, acredite sou eu
Nas setas em azul você pode ver na frente, à esquerda, o Professor Reitor da USP Hélio Guerra Vieira, na frente no lado direito o Governador de S. Paulo, na época, Laudo Natel e ao fundo o Prof Lucas Moscato um dos principais responsáveis pelo projeto.

A seguir Texto de - Eng. Murilo Pinheiro – Presidente do SEESP

Os 50 anos do Patinho Feio e a inovação que fez história

Em 24 de julho de 1972, uma equipe de professores e estudantes da Escola Politécnica da USP tornava realidade o primeiro computador brasileiro.

Um incrível trabalho de equipe, dedicação, competência, ousadia e visão de futuro. A junção desses elementos foi responsável por criar 50 anos atrás o primeiro computador brasileiro. No dia 24 de julho de 1972, era feita a apresentação do equipamento batizado de Patinho Feio – em oposição ao projeto análogo então em andamento que havia recebido o nome mais pomposo de Cisne Branco.

Com uma memória principal de 4Kbytes, o Patinho Feio não tinha tela, mas um painel de luzes que indicava o fluxo de informações e funcionava com um teletipo acoplado a ele. Desenvolvido por professores e estudantes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), havia sido proposto como trabalho final de um curso de pós-graduação ministrado, em 1971, no Laboratório de Sistemas Digitais (LSD).

Criado do zero, o computador exigiu imensa criatividade e foi um marco de inovação para a engenharia nacional. Conforme relata o documentário “A história do Patinho Feio”, tratava-se de algo novo, feito totalmente a partir de componentes eletrônicos e, obviamente, não havia softwares disponíveis que rodassem na máquina, o que demandava o desenvolvimento de tudo “na unha, na marra”.

Um dos recursos usados era gravar programas em cartões perfurados, lembra o líder do projeto, professor Hélio Guerra, que depois viria a ser diretor da faculdade e reitor da instituição. Figura admirada no mundo da engenharia, ele já recebeu inúmeras justas homenagens, entre as quais o Prêmio Personalidade da Tecnologia na categoria “Informática”, em 1992, concedido pelo SEESP. Também integra o Conselho Tecnológico do sindicato, sendo um parceiro fundamental da entidade e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

Ao celebrar o Patinho Feio, cabe a reflexão sobre o caminho que então foi aberto ao Brasil e a necessidade urgente de recuperação, avanços e ganhos de competitividade à indústria nacional. Esse é ponto essencial para que o País possa efetivamente encontrar o caminho da prosperidade e do bem-estar social, como temos defendido no âmbito do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”.

Como esse feito de cinco décadas demonstra, não faltam à engenharia vontade e capacidade de superar desafios, mas é preciso que haja meios para que o trabalho seja realizado. Elemento fundamental é o incentivo à ciência e à tecnologia, com a destinação de recursos à pesquisa e ao ensino. Esse deve ser compromisso dos governos e dos parlamentos e preocupação geral da sociedade.

Categoria/

Faça busca por palavra-chave em todas as Informações ou dentro da Categoria

Importante/

Conheça as últimas informações
MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - São Caetano do Sul

Instituto MAUÁ de Tecnologia - MBA em GERENCIAMENTO DE PROJETOS - MODULAR, que cabe certinho dentro do seu bolso e de sua disponibilidade de tempo. Novas turmas, serão realizadas nas noites de sexta-feira e manhãs de sábado no campus de São Caetano do Sul, com início em Março de 2024. Conheça e compare. Informações no site www.maua.br

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - São Paulo

Instituto MAUÁ de Tecnologia - MBA em GERENCIAMENTO DE PROJETOS - MODULAR, que cabe certinho dentro do seu bolso e de sua disponibilidade de tempo. Novas turma nas noites de segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras no campus de São Paulo com início em Março de 2024. Conheça e compare. Informações no site www.maua.br

Parceiros/

Entre em contato estamos à disposição
contato@pedrosoconsultoria.com.br
(11) 99628-1069
Este site tem todos os direitos reservados
Desenvolvido por d.Tavares