A ISO 31000 é amplamente aceita e reconhecida em todo o mundo como uma boa prática para o gerenciamento de riscos. É baseada em princípios universais e é aplicável a uma ampla gama de setores e tipos de organizações, incluindo empresas privadas, governos, organizações sem fins lucrativos e outros tipos de organizações.
A ISO 31000 (Gestão de Riscos) e as suas publicações de apoio englobam uma lista impressionante e útil de diretrizes sobre a gestão de risco para criar e proteger o valor de uma organização.
Otimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa saber como se lidará com o pior . Nem sempre as boas intenções nas decisões tomadas durante a vida de um projeto são garantia de sucesso. A experiência mostra que um dos fatores mais críticos para o sucesso de um projeto é a falta do gerenciamento dos riscos e a não mitigação dos mesmos.
Novas iniciativas estratégicas não são apenas arriscadas, mas também apresentam incertezas imprevisíveis porque fatores importantes residem fora do conhecimento da equipe de gerenciamento. Isso significa que a equipe simplesmente não pode se planejar para eles.
Is risk bad for business? In the uncertain, complex and volatile environment of 2005, it no doubt seems to many executives to be so. Risk is something to be managed, reduced, hedged or sold to others. But it is Worth?
Software engineers are eternal optimists. When planning software projects, we often assume that everything will go exactly as planned. Or, we take the other extreme position: the creative nature of software development means we can never predict what’s going to happen, so what’s the point of making detailed plans?