Bem Vindo ao Pedroso Consultoria! - Você está na página Informação Aquí você encontrará Informações, Artigos, Palestras, Videos, Documentos e muito mais sobre o que você precisa saber e conhecer na área
Otimismo ou Confiança?
Otimismo ou Confiança?

“Otimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa saber como se lidará com o pior”. (GUNTHER, Max. Os Axiomas de Zurique)

Nem sempre as boas intenções nas decisões tomadas durante a vida de um projeto são garantia de sucesso. A vida dos gerentes de projetos está cada vez mais difícil. O crescimento na complexidade dos projetos e a velocidade da evolução/mudança tecnológica trazem cada vez mais incertezas, e portanto riscos, aos projetos. Somando-se a isto as exigências de custos cada vez menores e prazos mais curtos, têm-se aglutinados os ingredientes para transformar o resultado de um projeto numa loteria.

Como se equilibrar, ou melhor, sobreviver neste mundo novo?

Quando se fala de projetos é muito importante lembrar que um profissional do gerenciamento de projeto não deve ter otimismo, o que ele deve procurar chama-se confiança. A confiança nasce do uso construtivo do pessimismo, apoiado em procedimentos racionais.

A maneira mais sensata de gerenciar um projeto não é fugindo dos riscos, mas expondo-se deliberadamente a eles. É entrar no jogo. Mas não de maneira emocional ou irracional, ao contrário: com cautela e deliberação. Não adianta querer fugir do risco, o risco sempre existe, não existe atividade sem risco. No momento de uma tomada de decisão é sempre bom não esquecer este pensamento – Se você não consegue pensar em três coisas que poderiam dar errada em seus planos, então há qualquer coisa errada com seu modo de pensar.

No momento em que uma decisão vai ser tomada, o que se espera é que ela seja tomada de forma racional, ou seja, baseada em um levantamento completo e com conhecimento total de todas as informações relevantes, de modo a se procurar eliminar ao máximo as incertezas existentes.

Ter as condições e capacidade para definir ou descobrir o que poderá acontecer no futuro, ou seja, durante o andamento de um projeto, e poder avaliar as conseqüências para optar entre as várias alternativas é fundamental no gerenciamento de projetos atualmente.

A incerteza e o nível de risco encontrados nos projetos tornam difícil, senão impossível, determinar o que acontecerá no futuro. Mas uma estratégia para ajudar a empresa a obter vantagens das oportunidades que poderão surgir sem correr riscos desnecessários é fundamental.

A capacidade de definir o que poderá acontecer no futuro com os diversos eventos do projeto e poder optar entre as várias alternativas é a habilidade central do Gerente de Projeto. Sem o domínio de técnicas e conceitos para tratar situações de certeza e incerteza, como por exemplo, o das probabilidades e de outros instrumentos de administração do risco, os gerentes de projetos tomarão decisões com base na intuição e o sucesso do projeto dependerá de uma simples palavra: Sorte.

Simulação envolve modelos e o propósito de qualquer modelo é permitir que se façam inferências sobre a situação real que está sendo estudada ou analisada. O quanto mais próximo o modelo representar as principais características da realidade maior a acurácia nas conclusões e previsões.

A Simulação de Monte Carlo é um dos métodos mais utilizados na análise quantitativa de uma decisão.

PARA LER INTEGRALMENTE OU FAZER DOWNLOAD DO ARTIGO BASTA ACIONAR O ÍCONE NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO

Se inscreva em nosso Canal no Youtube e conheça muito mais sobre Simulação de Monte Carlo –

https://www.youtube.com/channel/UC21mEUSyRrJxp6cHzD_MK8A 

Se você quer aprofundar seu conhecimento em Simulação de Monte Carlo e aprender a utilizar o software Crystal Ball da ORACLE dê uma passada pelo nosso curso de Simulação de Monte Carlo clicando no link abaixo que você poderá ter um bom desconto.

https://www.udemy.com/course/simulacao-de-monte-carlo-com-crystal-ball

Categoria/

Faça busca por palavra-chave em todas as Informações ou dentro da Categoria

Importante/

Conheça as últimas informações
MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - São Caetano do Sul

Instituto MAUÁ de Tecnologia - MBA em GERENCIAMENTO DE PROJETOS - MODULAR, que cabe certinho dentro do seu bolso e de sua disponibilidade de tempo. Novas turmas, serão realizadas nas noites de sexta-feira e manhãs de sábado no campus de São Caetano do Sul, com início em Março de 2024. Conheça e compare. Informações no site www.maua.br

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - São Paulo

Instituto MAUÁ de Tecnologia - MBA em GERENCIAMENTO DE PROJETOS - MODULAR, que cabe certinho dentro do seu bolso e de sua disponibilidade de tempo. Novas turma nas noites de segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras no campus de São Paulo com início em Março de 2024. Conheça e compare. Informações no site www.maua.br

Parceiros/

Entre em contato estamos à disposição
contato@pedrosoconsultoria.com.br
(11) 99628-1069
Este site tem todos os direitos reservados
Desenvolvido por d.Tavares